O melhor do Brasil para você!
Informações sobre o produto:
Arbusto trepador ou subereto, até 10m, originário da Amazônia brasileira e venezuelana e Guiana, o Guaraná possui uma casca muito escura, folhas compostas, alternas, grandes, recortadas e com gravinhas; flores brancas e pequenas, em forma de cacho como as da videira. Das sementes é feita a droga vegetal, a qual é descrita nas três primeiras edições da Farmacopeia Brasileira.
Existem duas variedades de Guaraná que são utilizadas em Farmácia: Paullinia cupana H.B.K variedade typica, do alto do Rio Negro, e Paullinia cupana variedade sorbilis (Mart.), vegetando no baixo Amazonas, município amazonense de Maués.
A produção e comercialização do Guaraná no Brasil são regulamentadas pelo Ministério da Agricultura (Portaria 70/82). Além do doseamento da cafeína é necessária também a caracterização de amido e taninos, pela presença de catequina em uma análise do Guaraná, já que a droga é muitas vezes adulterada ou substituída por outros produtos, como serragem e borra de café.
O “pão” ou “pasta” de Guaraná que se encontra no comércio é obtido separando-se as sementes dos frutos colhidos maduros. É uma planta sagrada para os índios. Quando saiam para as lutas tinham o guaraná como suprimento de guerra. Durante o longo percurso que separavam as aldeias, mastigavam as sementes para aumentar sua vitalidade.
Informações | |
Apresentação | Cápsulas |
Ativo | Guaraná |
Modo de Usar | Tomar 1 dose ao dia |
Validade | 4 meses |
Referências | Literatura do fornecedor |
O Guaraná é indicado na astenia, depressão nervosa, favorece a atividade intelectual, dispepsias, fl atulências, fermentações anormais e diarréia, prevenção da arterioesclerose, tromboembolismo e cefaléias. Em Homeopatia é indicado nas cefaléias, disenteria e hemorróidas. As xantinas presentes no Guaraná são estimulantes do sistema nervoso central, onde dentre elas a cafeína é a de ação mais potente. Ao nível cortical, doses terapêuticas de 150-300 mg de cafeína, produzem um estímulo das funções psíquicas, promovendo um estado de alerta ao indivíduo, melhor associação das idéias e das atividades intelectuais, maior resistência ao cansaço e uma sensação de bem-estar. Doses mais altas podem responder aos efeitos dos barbitúricos. Ao nível bulbar, a cafeína estimula os centros localizados no bulbo, especialmente o centro respiratório. Sobre os brônquios e os bronquíolos, as xantinas produzem relaxamento da musculatura lisa. Ao nível cardiovascular são estimulantes, sendo a teofi lina a que maior exerce efeito e incrementa os batimentos cardíacos. Ao nível digestivo, todas as xantinas irritam a mucosa gástrica, podendo ocasionar náuseas e vômitos. Ao nível renal exerce uma ação diurética. Os taninos, em especial o catecol, conferem propriedades adstringentes úteis no caso de diarréia. Os extratos aquosos de Guaraná por via oral e parenteral têm demonstrado inibição da agregação plaquetária (37%) e redução da síntese de tromboxano (78%) tanto in vitro como in vivo. Estas ações demonstraram efeitos superiores aos já demonstrados pelas xantinas desse mesmo extrato, que alcançaram 31 e 50% respectivamente.
Guaraná 500mg
Excipiente qsp 1 cápsula